Findes
Cindes
Senai
Sesi
IEL

ICEI-ES Abril

ICEI registra redução pelo segundo mês consecutivo, atingindo 61,2 pontos em abril de 2019.

 

O ICEI do Espírito Santo atingiu 61,2 pontos em abril de 2019, assinalando a segunda queda consecutiva do índice, que caiu 1,4 ponto em relação à março de 2019 (62,6). Embora a confiança dos industriais capixabas siga elevada, o indicador acumula uma queda de 4,9 pontos neste ano. O ICEI encontra-se 7,6 pontos acima da sua média histórica e do registrado em abril de 2018 (53,6).

 

 

Mais informações em ICEI-ES “Índice de Confiança do Empresário Industrial” ou clique na imagem ao lado

Avalie
Read More

Nota IBCR-ES

IBCR-ES cai 0,49% em fevereiro e indica desaceleração da atividade econômica.

No Espírito Santo houve retração da atividade econômica, que variou -0,49% na comparação de fevereiro de 2019 com janeiro, na série com ajuste sazonal. Em fevereiro, a contribuição para essa queda de desempenho veio do comércio varejista ampliado (-0,9%), dos serviços (-3,3%) e da indústria (-9,7%), que foi fortemente impactada pela redução nas atividades extrativas.

Mais informações em Notas Conjunturais ou clique na imagem ao lado

 

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador divulgado mensalmente pelo Banco Central que incorpora as informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e de comércio das pesquisas mensais do IBGE.

 

Avalie
Read More

Temas do Legislativo – Março de 2019

Acompanhamento do legislativo capixaba pelo Ideies

O primeiro Temas do Legislativo de 2019 está cheio de novidades. Apresenta 11 novos projetos propostos pela nova bancada legislativa do Estado, 3 arquivamentos definitivos e 2 aprovações, além de sinalizar os arquivamentos feitos devido ao período de alternância de governo. Para maior conhecimento deste assunto acessar o artigo Transição de Governo e Projetos de Lei da Assembleia Legislativa do ES no blog de ambiente de negócio do Ideies.

Dentre os novos projetos, destacamos a proposição de uma série de três projetos referente à Energia Elétrica: (i) obriga as concessionárias prestadoras do serviço de fornecimento de energia elétrica do estado do Espírito Santo, a disponibilizar de forma impressa na conta de energia ou em folha anexa, a fotografia do equipamento de aferição no momento da leitura do consumo, correspondente ao período faturado; (ii) veda a suspensão do fornecimento de energia elétrica sem aviso prévio ao consumidor e (iii) obriga as concessionárias prestadoras do serviço de fornecimento de energia elétrica do Estado do Espírito Santo, a disponibilizar na conta de energia informativo acerca da data de renovação da tarifa social de energia elétrica (TSEE).

Temas do Legislativo é um informativo do Ideies, que apresenta proposições, selecionadas pelo Coal, que impactam o setor industrial.

Acompanhe Temas do Legislativo

Avalie
Read More

Fato Econômico Capixaba

Espírito Santo e a cláusula de PD&I no setor de petróleo e gás natural

Conforme abordado no Anuário da Indústria do Petróleo no Espírito Santo, a denominada Cláusula de PD&I estabelece a aplicação de um percentual da receita bruta da produção dos campos com alta produtividade, e que geram participações especiais, em projetos e programas de PD&I.

Apesar de o Espírito Santo ser o 2º maior produtor de petróleo do Brasil, entre 2000 e 2017, apenas 65 projetos foram desenvolvidos no estado com recursos desta cláusula.

Mais informações em Fato Econômico Capixaba ou clique na imagem ao lado

Avalie
Read More

Nota IPCA

Inflação – IPCA de março de 2019

A inflação na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) aumenta pelo terceiro mês consecutivo e cresce 0,39% em março. A taxa é inferior à registrada em fevereiro/19 (+0,58%), e está abaixo da média nacional (+0,75%). Assim, o índice para a RMGV acumula alta de 1,25% no primeiro trimestre de 2019 e de 4,89% nos últimos 12 meses.

Mais informações em Notas Conjunturais ou clique na imagem ao lado

 

Avalie
Read More

Nota PIM-PF Regional

Pressionada pela indústria extrativa, produção industrial capixaba recua 9,7% em fevereiro de 2019.

A indústria capixaba apresentou forte retração de 9,7% na passagem de janeiro para fevereiro de 2019, na série com ajuste sazonal. A queda da produção industrial capixaba foi maior porque, além do minério de ferro, também apresentaram diminuição na produção os segmentos de óleos brutos de petróleo e celulose, papel e produtos de papel.

Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF)

Mais informações em Notas Conjunturais ou clique na imagem ao lado.

 

 

Avalie
Read More

Indicadores Industriais – ES

Indústria Capixaba tem queda na atividade em fevereiro

 

Os indicadores da indústria capixaba apresentaram queda em fevereiro de 2019. Na série livre de efeitos sazonais, cinco dos seis índices caíram na comparação com janeiro desse ano.

Cinco dos seis índices caíram na comparação com janeiro desse ano.

 

Quer saber quais são? Clique em Indicadores Industriais ou na imagem ao lado

 

Avalie
Read More

Nota Caged-ES

No segundo mês do ano, mercado de trabalho capixaba cria 3.541 postos de emprego formal

 

Com saldo de 3.541 em fevereiro, os dois primeiros meses do ano acumulam a criação de 6.595 postos de trabalho formais no Espírito Santo.

 

Mais informações em Notas Conjunturais ou clique na imagem ao lado

 

Avalie
Read More

Boletim Econômico Capixaba

O Boletim traz em destaque as expectativas das desestatizações para o Brasil e o Espírito Santo

A temática das desestatizações ganha mais força no Brasil. Nas últimas semanas o Espírito Santo teve a concessão do aeroporto de Vitória e o arrendamento do Terminal Portuário de Granéis Líquidos (TGL), também em Vitória. Outros quatro projetos que abrangem o estado estão previstos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Os dados de mercado de trabalho mostram que Brasil e o Espírito Santo tiveram resultados positivos acima do esperado na criação de empregos formais em fevereiro de 2019.

 

Para ver a publicação completa, clique na imagem ao lado

 

Avalie
Read More