O IDEIES

O Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies) desenvolve posicionamentos e estudos estratégicos para o fortalecimento da indústria capixaba por meio de três importantes frentes de trabalho:

  • Observatório do Ambiente de Negócio: monitoramento dos fatores que afetam o ambiente de negócios da indústria;
  • Estudos Econômicos: inteligência competitiva voltada para o fortalecimento do setor industrial capixaba e o aumento da competitividade e produtividade;
  • Observatório da Indústria: ferramenta estratégia que reúne as principais informações, dados e análise da indústria capixaba.

HISTÓRIA

2017

Reestruturação do IDEIES

Representado por três importantes e estratégicas frentes de trabalho: Observatório do Ambiente de Negócio, Estudos Econômicos e Observatório da Indústria. Passando a ser o órgão de análise estratégica e técnica da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).
2014

Criação da Gerência Executiva de Economia Criativa

Com o intuito de apoiar e fomentar os setores criativos é criada a Gerência Executiva de Economia Criativa ligada ao SESI/SENAI.
2006

Surgimento do novo IDEIES

A entidade foi reconstituída para agir na defesa de interesses e no aumento da competitividade do setor industrial capixaba, com ações voltadas para apoio às Câmaras Setoriais das Indústrias e aos Conselhos Temáticos.
2000

Integração com o IEL/ES

O IDEIES iniciou seu trabalho integrado ao IEL/ES, apoiando o desenvolvimento socioeconômico do setor produtivo.
1977

Iniciou a atuação em três áreas

O IDEIES passou a atuar em três áreas: Comércio Exterior, Estudos e Pesquisas e Treinamento Gerencial para pequenas e médias empresas.
1971

Criação do IDEIES

Criado em Agosto de 1971, o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) surgiu para prestar assistência técnica ao parque industrial capixaba, criado na década de 1970 com o objetivo de pesquisar moradias para os profissionais que estavam vindo para trabalhar nas grandes empresas.